O modelo de jogo
- treinonovo
- 13 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
O Modelo de Jogo
Define-se como o conjunto de princípios de comportamento da equipe, que definem a sua organização e lhe conferem uma identidade própria na forma como esta age perante o adversário, tendo em conta os 4 momentos principais do jogo – processo defensivo, transição defesa/ataque, processo ofensivo e transição ataque/defesa.
De um modo global o modelo será, então, a forma como o treinador entende que a sua equipa deve jogar, atacando, defendendo, transitando entre a posse e a perda de bola, e forma de actuar nos esquemas táctico- estratégicos (bolas paradas).
Os princípios de jogo, conforme descritos por Queiroz (1986), são um conjunto de normas que orientam o jogador e, num sentido mais amplo, a equipe, na procura das soluções mais eficazes, nas diferentes situações de jogo.

O Sistema de Jogo
O sistema de jogo (1x4x4x2, 1x3x5x2…) assume-se como a forma estratégica de disposição dos atletas pelo espaço de jogo. Portanto, sem um modelo que lhe confira princípios, o sistema de jogo é estanque, um mero desenho. O mesmo Modelo de Jogo pode ser partilhado por diferentes sistemas, isto é, sem que a equipa perca a sua identidade, a sua forma de jogar. A dimensão Táctica, mais precisamente o Modelo de Jogo Adoptado, deve ser a orientadora das Periodizações e das Planificações.
As Periodizações e Planificações das outras dimensões do treino (técnica, fìsica, cognitiva e psicológica) devem surgir em função das respectivas exigências requisitadas pelo Modelo de Jogo Adoptado.
O treino, ou as situações de treino, são verdadeiramente Específicas quando houver uma permanente e constante relação entre as componentes táctico-técnicas individuais e colectivas, coordenativas, fìsicas e psico-cognitivas, em correlação com o Modelo de Jogo Adoptado e os respectivos Princípios que lhe dão corpo.
O cumprimento do Princípio da Especificidade só é atingido em toda a sua magnitude quando durante o treino:
• Os atletas entenderem os objectivos e as finalidades da situação;
• Os atletas mantiverem um elevado nível de concentração durante toda a situação;
• O treinador intervier adequada e atempadamente perante a situação.
Posts recentes
Ver tudoBoa noite amigos, hoje eu queria responder a algumas perguntas que recebi de amigos que seguem Treino novo e são questões que muitos...
Comments